• janeiro

    10

    2019
  • 351
  • 0

CONHEÇA O LEAN CONSTRUCTION – CONSTRUÇÃO ENXUTA

Com o objetivo de beneficiar o setor da construção civil através de um sistema de gestão da qualidade de sucesso, como foi o Sistema Toyota de Produção, Lauri Koskela apresentou em 1992, o trabalho “Application of the New Production Philosophy to Construction”, adaptando os conceitos de produção enxuta (Lean Production), desenvolvidos por Taiichi Ohno na Toyota, para a Construção Civil. Esta publicação despertou interesses de vários pesquisadores como Alarcón e Diethelm (2001), Formoso (2002), Picchi e Granja (2004) e Lorenzon (2008), contribuindo para a disseminação da filosofia. Este conceito baseado em uma produção sem a geração de estoques e desperdícios foi denominado de Lean Construction, ou construção enxuta.

Mas, como esse sistema pode ser aplicado na prática?

É simples, a principal característica da produção enxuta é a eliminação de desperdícios dentro do canteiro de obras, e com o auxílio de ferramentas de gestão juntamente aplicadas com os princípios da construção enxuta, é possível realizar um mapeamento de todos os processos que são necessários até a conclusão da obra e obter um relatório que demonstra os recursos necessários para que a obra seja concluída com perfeição, como demonstra a figura 01:

Figura 01 – Melhorias para desenvolvimento de obra com base nas ferramentas do LEAN CONSTRUCTION – Fonte: Construtora Davet.

Como observado nesse pequeno exemplo, com o auxílio das ferramentas da produção enxuta pode-se chegar a um resultado final de obra muito mais atrativo para o cliente, com otimização de recursos de material e mão de obra chega-se a um preço final de venda altamente competitivo.

Quer saber mais sobre produção enxuta¿ Contate a Construtora Davet, somos uma das empresar pioneiras nesse assunto no Brasil.

Para ver artigo completo, acesse :  http://infohab.org.br/entac/2016/ENTAC2016_paper_253.pdf

Publiq Publicidade e Marketing