• janeiro

    10

    2019
  • 221
  • 0

Produtividade na construção civil – O que é e como medir

Afinal, o que é produtividade?
Não caia na armadilha de confundir produtividade com produção. Embora os termos estejam intimamente ligados, produção é o resultado da atividade, beneficiada por melhores índices de produtividade.De acordo com o Centro de Produtividade do Japãoprodutividade é:“Minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mão de obra, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de pessoas empregadas, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida no interesse comum do capital, trabalho e consumidores. ”Ou seja, além de ter uma definição diversa de produção, produtividade não diz respeito apenas a ganho de velocidade e redução de custos. Produtividade tem a ver também com a melhoria das condições de trabalho das pessoas.

E a produtividade na Construção Civil?
Produtividade na construção civil se relaciona com a melhor forma de utilizar os recursos disponíveis em canteiro. Logo, isso significa desenvolver estratégias que permitam usufruir melhor do espaço físico, das ferramentas, dos insumos, dos processos de transporte e, também, das técnicas de gerenciamento e, claro, da mão de obra.Dois exemplos que demonstram bem o que é produtividade têm a ver com a quantidade de horas consumidas e as condições para realizar determinada tarefa.Em um caso, uma empresa de construção que não se preocupa com a destinação do entulho gerado pode até vir a obter, num primeiro momento, bons resultados de produção. Entretanto, é uma empresa que não considera corretamente os impactos da atividade. Logo, não contribui para a melhoria da produtividade na construção civil. Num outro caso, o profissional responsável por determinada tarefa pode estar submetido a uma carga de trabalho desgastante. Logo, estaria obtendo uma produção maior às custas de outros aspectos de sua vida. Como se vê, produtividade na construção civil está relacionada ao equilíbrio geral do resultado.

Você saberia dizer se sua construtora apresenta bons índices de produtividade?
O primeiro passo para saber se sua construtora está bem ou precisa melhorar é saber o que medir. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), há seis fatores de impacto principais para a produtividade na construção civil. São eles:

Capacitação e treinamento da mão de obra: funcionários bem capacitadosadequadamente remuneradose que criam vínculos com a empresa tendem a apresentar melhor produtividade;

Retrabalho: quando o trabalho não precisa ser refeito o desperdício é reduzido e os prazos atendidos;

Matéria-prima: bons materiais proporcionam menos retrabalho e controle sobre o estoque proporciona continuidade ao fluxo de trabalho;

Layout do canteiro de obras: ao planejar o espaço de trabalho a circulação de trabalhadores e máquinas é agilizada, com fácil acesso dos materiais à frente de trabalho;

Segurança do trabalho: quando um funcionário se machuca, além do custo humano imensurável, há prejuízos financeiros e impactos na produção e nos prazos;

Planejamento e controle de obras: com um plano afinado de execução sua obra não vai enfrentar desabastecimento nem desperdício de materiais. Também serão menos graves eventuais atrasos ou erros.

Ferramentas para medir a produtividade na construção civil
Um instrumento tradicional para medir a produtividade na construção civil é a TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamento). A publicação traz composições de custos para diversos serviços realizados num canteiro de obras. As composições de custo indicam a quantidade de horas, os equipamentos e a mão de obra necessárias para realizar cada serviço. Com isso, estabelece valores de referência para a produtividade na construção civil brasileira.

Há, ainda, na TCPO uma lista de fatores que impactam positiva ou negativamente para a produtividade de cada serviço.

Conclusão
Conforme pudemos ver, melhorar a produtividade na construção civil é fundamental para aumentar a competitividade não só do setor, mas da sua construtora também. No entanto, a produtividade na construção civil é um tema que merece atenção e estudo constante. Por isso, não negligencie o controle e a tomada de medidas para melhorar continuamente a produtividade na construção civil. Se você gostou do conteúdo apresentado nesse post não deixe de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos.

 

Publiq Publicidade e Marketing